Um concurso em três fases, sem taxas de inscrição, sem a participação de produtores na organização e no qual todas as cachaças (legalizadas) do país participem. Essa é a proposta vitoriosa do Ranking Cúpula da Cachaça, o mais abrangente e participativo concurso de cachaças do país, que chega à sua quarta edição, após o enorme sucesso das cinco edições, em 2014, 2016, 2018, 2020 e 2022.
Vamos começar com milhares de rótulos, fermentar até chegarmos aos 250 mais queridos dos bebedores, destilar com especialistas de todo o Brasil até atingirmos os 50 finalistas. Só aí, os cúpulos entram em campo. Será a hora de partir para a degustação às cegas que vai ranquear as melhores cachaças do mundo, em 3 categorias, e escolher a Cachaça do Ano.
Essa é uma iniciativa voltada para divulgar e fomentar a qualidade do destilado nacional brasileiro. Vamos com a Cúpula nessa missão? Conheça aí ao lado como funciona o concurso. E bom voto!
Voto Popular
Essa fase se destina a formar o universo das marcas participantes do Ranking, sem a interferência de fabricantes ou de especialistas. Ela se compõe de uma votação online aberta a todas as pessoas interessadas em cachaça. Essa fase irá classificar as 250 cachaças (as mais mencionadas) que passarão à segunda fase. Escolha livremente entre as cachaças que você conhece e vote em até três que sejam as suas favoritas. Vale qualquer cachaça em circulação no mercado, desde que ela seja legalizada (ou seja, devidamente registrada no Mapa). Se você quiser votar apenas numa marca, mas não lembra a variedade da cachaça que prefere, sem problema. Os votos serão distribuídos proporcionalmente pelas cachaças da marca que você escolheu.
Seleção dos Especialistas
Nessa fase, um painel com cerca de 40 especialistas sem vínculos formais com empresas produtoras das cachaças concorrentes irá eleger as 50 melhores cachaças do Brasil. Após a apuração da Fase I, uma lista com as 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil será enviada aos especialistas para que eles indiquem aquelas que em sua opinião são as melhores e mais representativas entre as classificadas pelo público. A ampla variedade na seleção desses especialistas – cuja lista completa será publicada antecipadamente no site e nas redes sociais da Cúpula – vai garantir a isenção nessa fase. As mais citadas se classificam para a fase final.
Cúpula da Cachaça
Nessa fase, a Cúpula da Cachaça irá se encontrar para três dias de degustação às cegas das 50 cachaças que passaram pelo voto popular e pelo crivo dos especialistas. A degustação será às cegas. As cachaças degustadas, adquiridas no mercado, serão transferidas para garrafas padronizadas e receberão numeração de 01 a 50. Esse processo não terá a participação de nenhum cúpulo. As notas conferidas pelos cúpulos às cachaças passarão por tratamento estatístico por profissional independente. Os resultados serão apresentados em três categorias: a) cachaças que não passam por madeira; b) cachaças armazenadas e envelhecidas e c) cachaças premium e extra-premium. O resultado será apresentado com essa separação, por ordem crescente. A cachaça que apresentar a melhor nota, nas três categorias, será intitulada a Cachaça do Ano. A degustação às cegas será realizada durante a VIII Cúpula da Cachaça, em Analândia (SP), no início de 2020.